sábado, 28 de janeiro de 2023

Pipa Latão usando DIFERENTES FIBRAS na Fabricação | Escola de Pipeiros.

 

Há uns dois anos atrás os Pipas em São Paulo sofreram uma influência do passado por conta dos saudosistas, que voltaram a soltar Pipa e trouxeram de volta as Pipas que eram usadas na década de 80,90 e 2000. Pipas Bambu Bambu, geralmente bem largas para pegar pressão e rabiolas grandes. Com isso os materiais alternativos como a Fibra foi deixado de lado. O que grande parte esqueceu é que hoje as varetas já vem meio que prontas para o uso, na medida e expessura que

voce quiser, só que unido ao consumismo desenfreado, ia chegar um momento que a procura seria bem maior que a demanda.
Chegado esse momento, as varetas de Taquara e Bambu que são usadas na confeção desses pipas antigos como Latão e Batatas, iriam ficar bem caras e com qualidade muito baixa e poucas pessoas teriam acesso a esse material.
Ai o que os Pipeiros poderiam fazer? Se embrenhar no mato para pegar bambú?
A maioria nem sabe que a colheita do Bambu só pode ser feita nos meses que não tem a Letra R, pois nesse período a quantidade de água e ámido esta bem baixa e o risco do bambu pegar bicho é pouca.
Mas e ai, como manter a Tradição das Pipas Antigas e ainda baratear o material para poder soltar Pipa?
A alternativa seria usar as fibras.
Então, hoje trago para voce Pipeiro algumas alternativas para fazer esse modelo de pipa Latão de 55cm, usando diferentes expessuras de Fibras.
o Objetivo é manter as Pipas antigas no alto, porem, usando materia prima mais barata e alternativa, como é o caso das fibras.
Então confere ai as novidades e vamos fazer pipa.

#latão55cm #medidapipalatao55cm #pipadasantigasfeitacomfibra #pipalatãodefibra

Veja no vídeo o desempenbo de cada Modelo




quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

PIPA LATÃO DE 50CM NA FIBRA COM RABIOLÃO DE 40 METROS / MEDIDAS E DICAS PARA ARRUMAR E SOLTAR

Soltar Pipa é sempre uma boa opção durante as férias para interagir com os jovens, fazer novas amizades e ainda brincar bastante.


Pensando nisso a Escola de Pipeiros esta sempre motivando voce Pipeiro ou aprendiz de pipeiro a fazer suas próprias Pipas. Hoje vou ensinar e mostrar um modelo de Pipa LATÃO DE 50CM NA FIBRA COM RABIOLÃO DE 40 METROS.

Se voce é amante das Mini Pipas ou pipas pequenas, esse modelo que trago hoje voce vai adorar.

Uma pipa que apesar de pequena, pega um força legal, puxa uma rabiola entre 20 e 50 metros solar (ou cabelinho de anjo bem leve), responde bem de perto e de longe, e o melhor, pode ser feita com fibras, bambu e fibra ou toda bambu, ai vai do gosto do Pipeiro.

Basta voce seguir as dicas que dei no vídeo LATÃO DE 50CM NA FIBRA COM RABIOLÃO DE 40 METROS, que voce terá em suas mãos uma pipa rápida, que desbica bem e é boa para fazer combates.


Material necessário para a fabricação dessa Pipa.
- 1 vareta de bambu para a parte central com 50cm apríximadamente 4.5mm
- 2 varetas de fibra 2.0mm, sendo uma com 43cm e outra 42cm
- linha para armação
- folha para encapar
- fitas para a rabiola
- linha para rabiola e para soltar.



- MEDIDAS DO LATÃO DE 50CM NA FIBRA COM RABIOLÃO DE 40 METROS.

50CM CENTRAL
-VARETA DE CIMA 43CM
-VARETA DE BAIXO 42CM
-BICO 7CM
-MEIO 28,5CM
-BAIXO 14,5CM
-CABRESTO 4 A 5 DEDOS
-ENVERGA UMA VOLTA DE CADA LADO E VOLTA UM POUCO.




Voce pode assistir o vídeo e aprender ainda mais com as dicas. Basta apertar o Play e acompanhar no Canal Escola de Pipeiros.

Nos vemos no próximo vídeo. Bons ventos e muita Pipaterapia!
Luciano Escola de Pipeiros

Nos ve

N

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

SERÁ QUE TEREMOS MUITA PIPA EM 2023?

Diante de tantos fatos ocorrendo em simultâneo, no Mundo da Pipa, todos os anos quando se inicia um NOVO ANO, eu gravo um vídeo falando sobre as novas possibilidades que teremos. Esse ano não seria diferente né, SERÁ QUE TEREMOS MUITA PIPA EM 2023?


Para quem está chegando agora no mundo da Pipa, ou está voltando, incentivado por amigos ou pela maravilhosa vontade de dar umas desbicadas (risos) não está por dentro da realidade que enfrentamos nos últimos 10 anos.

No segundo semestre de 2019 tivemos uma temporada de pipas horrível, onde quase não se via mais pipas nos bairros, muitas lojas fechando e espaços para soltar cada vez mais escassos, e para piorar nossa situação, alguns acidentes com linhas e motos levou deputados, senadores e vereadores a deixarem as leis já existentes, ainda mais exigentes e punitivas. Na nossa linguagem real, O QUE JÁ ESTAVA RUIM, IRIA PIORAR.

No final de 2019 alguns pipeiros do Brasil, vendo que a nossa arte de tirar relos poderia realmente sofrer punições severas, e acabaria sem lugares para praticar, decidiram fazer algumas campanhas para chamar atenção do poder público e mostrar a eles que muitas pessoas dependiam da Pipa para Sobreviver e Viver. 

Por incrível que pareça a pipa gera renda para muitas famílias, e muitas dessas famílias só têm oportunidade de levar comida para a mesa dos seus familiares graças ao comércio de Pipas, Mas para isso se tornar uma realidade seria necessário TER MUITA PIPA nos céus das cidades.

Mas todo o alarde que fizemos não surtiu efeito, pois poucos Pipeiros aderiram ao movimento, sempre usando a desculpa de que ''A PIPA NUNCA VAI ACABAR''. Realmente, a Pipa pode ser que não, mas os combates, as guerrinhas, os festivais, tudo isso poderia, sim, acabar a qualquer momento. Até que veio a Pandemia. 

Em meio a um surto mundial de um vírus que ninguém sabia o que poderia fazer, eis que surgiu uma luz no fim do túnel. As pessoas tiveram que se isolar por conta da Pandemia e logo começaram a ''

caçar o que fazer'', e muitos viram na pipa uma oportunidade de se distrair, divertir e até mesmo interagir com seus filhos que nunca tiveram contato com a brincadeira de criança. De dentro de suas casas, nas lajas, nos quintais, começamos a TER MUITAS PIPAS no céu novamente.

O Governo estava dando ajuda de custo para as famílias, e ninguém acreditava que a pandemia iria durar mais do que alguns dias, e então o dinheiro que foi dado começou a ser gasto com diversão e foi isso que ajudou a resgatar a Pipa novamente. Mas até quando?
Durante a Pandemia, bairros que a mais de dez, vinte anos que não se via uma Pipa dançar no céu, começou a resgatar essa tradição e quase que instantaneamente em todo o país a Pipa ganhou força novamente.

Bom por um lado, mas ruim por outro, pois até quando isso iria durar? E essas pessoas que estavam voltando, será que iriam novamente voltar com força total?
Um ano se passou, e a pipa ainda estava lá. A pandemia ainda estava forte e a Pipa também, porém os preços começaram a subir como um míssil. Como os grandes lojistas não sabiam até quando isso iria durar, muitos aproveitaram a situação do momento para aumentar, aumentar e aumentar.

• Um maço de varetas de Bambu com média de mil unidades de 50 cm que custava entre 25,00 a 35,00 reais, passou para 80,00 a 100,00 reais com quinhentas unidades somente.
• Carretel de linha com 12 mil metros que custava entre 70,00 a 90,00, chegou a 200,00 em alguns sites.

Aquela boa e barata brincadeira de criança agora estava em outro patamar, e já não eram mais as crianças que alimentavam a brincadeira, eram os ADULTOS.
Mas e hoje, início de 2023, TEREMOS UM ANO COM MUITAS PIPAS?

Sinceramente eu gostaria de dizer que sim. Quem acompanha meu trabalho como Youtuber sabe que sou um dos maiores incentivadores de pessoas no mundo da pipa. Incentivo a montar loja, a ganhar renda extra com a Pipa, dou dicas e faço tudo o que posso para manter a Pipa por aí.
O ano começou com muita chuva e praticamente não tivemos uma semana seguida de pipas ainda. As aulas já estão para começar e não se vê mais jovens com interesse por Pipas.

Por que será? Qual seria a causa?
Tenho comigo que a tecnologia seja o nosso maior concorrente, seguido das drogas e da facilidade de encontrar sexo, fora os preços altos dos materiais de pipa no geral que já desanimam qualquer um.
Portanto, o incentivo é baixo, o interesse é mínimo e a Pipa vai deixando de ser a principal brincadeira entre os jovens e adolescentes.

Os preços de produtos relacionados à pipa só fazem subir e subir, e até mesmo alguns adultos que haviam voltado a brincar aos finais de semana estão desistindo.
Outra coisa importante que esta acontecendo (pelo menos em São Paulo) nos festivais de Pipas é as regras. Hoje os eventos são feitos nos bairros e os moradores do próprio bairro têm que seguir regras impostas por outros pipeiros para poder se divertir. Nessa, quem não se adéqua é convidado a se retirar e caso não aceite, o papo fica um pouco mais truculento.
Esses fatores todos juntos fazem com que tenhamos cada vez menos pessoas engajadas na pipa, e gradualmente vamos perdendo novamente nosso espaço.

Para o ano de 2023, espero que tenhamos pipas pelo menos em festivais, pois por pior que sejam; eles ainda conseguem manter a Pipa viva e ajudam muitas pessoas a ganhar seu rendimento extra no final do mês.

Caso tenhamos mudanças bruscas nesse caminho que nós mesmos criamos, eu volto aqui para escrever mais.
E se gostou dessa forma de trazer informação, diga aí nos comentários qual o tema que você gostaria de ver por aqui.
Caso queira pode também ver o que falei lá no vídeo do YouTube.



Tamu Junto Pipeiro. Bons Ventos e Muita Pipaterapia!

Luciano Escola de Pipeiros